sábado, 1 de março de 2008

Portugal na mira dos terroristas?

Portugal tem identificados 207 pontos críticos susceptíveis de sofrerem ameaças terroristas ou catástrofes naturais, segundo um levantamento do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE) apresentado no passado dia 19 de Fevereiro.
João Maria Piroto disse aos jornalistas que os pontos críticos são aqueles que, sendo afectados, perturbam o funcionamento do "país ou o bem-estar das populações". Dos 207 pontos sensíveis, 16 são da área da comunicação, 37 da segurança e defesa, 48 da energia, sete dos media, oito da saúde, 30 dos transportes, 58 da justiça, dois do Governo e um no sector da administração pública.

Com tantos possiveis alvos de terrorismo em Portugal os próprios terroristas poderão ficar indecisos em onde consumar o acto. Num país em que no passado fomos claramente inimigos dos muçulmanos e investimos as nossas forças contra essa religião, poderá, no meu entender ser um forte argumento para radicais islâmicos interpretarem Portugal como inimigo. Como se não bastasse assumimos-nos como aliados dos E.U.A e somos um país com um elevado nº de emigrantes muçulmanos.

Posto isto, achas que será descabido pensar que pode-mos estar eventualmente na mira do terrorismo?

Nenhum comentário: